Perfis de Representantes
Aumente o Desempenho do seu Time de Vendas
Que tipo de representante você é? Quais são as vantagens e desvantagens que o seu perfil traz para a sua profissão?

A Meus Pedidos preparou este teste com base em estudos internacionais para que você se conheça melhor e verifique como pode transformar as suas características positivas em vantagens e minimizar os seus pontos fracos para aumentar ainda mais as suas vendas!

Para descobrir qual é o seu perfil, responda as sete perguntas a seguir.

É rapidinho!

No início do mês, como você costuma planejar seu roteiro de visitas? (pergunta 1/7)
Nas ações de prospecção, como você gosta de trabalhar? (2/7)
Como você definiria o seu tipo de cliente ideal? (3/7)
As suas vendas não estão alcançando os resultados esperados. Como você reage para mudar a situação? (4/7)
Como você gostaria de ser lembrado pelos seus clientes? (5/7)
O que você considera mais importante para definir se é um representante de sucesso? (6/7)
Qual dessas frases te descreve melhor? (7/7)
Para ver o resultado, por favor informe os dados abaixo:


Indústria Distribuição Representação Comercial Outra
1 2-5 6-20 21-50 51 ou mais
O seu perfil de representante é:
O esforçado

O representante esforçado está sempre disposto a conquistar novos desafios. É auto-motivado e busca superar os seus próprios limites. Trabalha com metas e não desiste facilmente. Faz análises das possibilidades para incrementar as suas vendas e planeja diferentes técnicas para utilizar com cada cliente. Tem autonomia, proatividade, gosta de feedbacks e busca por novas formas de desenvolvimento.

Você tem a vantagem de estar preocupado em se desenvolver e adquirir novos conhecimentos na área, adaptando-se com facilidade. Mas tenha cuidado para que todo esse empenho e planejamento não deixe o seu processo muito mecânico e a sua própria personalidade e carisma de lado.

O construtor de relacionamento

O representante com o perfil de construtor de relacionamento é uma pessoa que tem facilidade em fazer amigos e é preocupada em garantir relações sólidas com os clientes em longo prazo. Para desenvolver essa confiança, o construtor de relacionamento oferece conveniência ao cliente, disponibilizando seu tempo e toda a ajuda necessária. Ele procura diminuir as tensões e promover situações amigáveis, que estejam dentro da zona de conforto do cliente. Quando precisa bater a meta, recorre aos compradores mais fiéis e conta com a sua cooperação e a amizade.

Você tem a vantagem de ter uma boa imagem perante os seus clientes e facilidade em mantê-los fidelizados. Mas tenha cuidado para que essa amizade não prejudique suas vendas, pois às vezes também é necessário “desafiar” o cliente para mostrar novas possibilidades, se impor em negociações de preço ou ainda fazer vendas mais rápidas, sem tempo para aquele cafézinho com longas conversas.

O desafiador

O representante desafiador costuma estar bem informado e compreender o negócio do cliente, fazendo questionamentos direcionados que ajudam o comprador a ampliar suas perspectivas em relação ao negócio. O desafiador é capaz de criar pequenos momentos de tensão construtivas, o que tira o cliente da sua zona de conforto mas, ao mesmo tempo, gera valor ao mostrar como ele pode se diferenciar da concorrência. Por se sentir confortável para discutir sobre dinheiro, este tipo de representante costuma controlar o processo de venda, pressionando o cliente quando necessário.

Você tem a vantagem de conseguir impulsionar suas vendas com boas argumentações e crescer junto com o cliente ao gerar valor a ele. Mas tenha cuidado para que esse perfil desafiador não soe como arrogante e que a “pressão” sobre o cliente não seja tão forte a ponto de abalar ou mesmo acabar com este relacionamento.

O Lobo Solitário

O representante lobo solitário tem um perfil mais individualista e autônomo e, por isso, tende a fazer tudo sozinho. Ele costuma agir mais por instinto do que por regras, baseado em situações que já deram certo e no que ele percebe que funciona com determinados clientes. Por gostar de fazer as coisas do seu jeito, seguindo sua própria organização e rotina, é um perfil difícil de se controlar.

Você tem a vantagem de ser proativo e ter autonomia para testar novas técnicas e iniciativas. Mas tenha cuidado para não agir demais por instinto e deixar de analisar as métricas, que mostram a direção das suas ações de representação.

Solucionador de problemas

O representante com o perfil solucionador de problemas procura colaborar com stakeholders internos e externos e, como o próprio nome mostra, garantir que todos os problemas são solucionados de forma rápida. Isso também se reflete na relação com o cliente, que é atenciosa e proativa. Esse perfil transmite alta confiança e é extremamente detalhista. Geralmente, os solucionadores de problemas querem que tudo seja preciso e organizado de forma metódica.

Você tem a vantagem de ser organizado e, provalvemente, lida muito bem com as métricas e metas estipuladas. Mas tenha cuidado para que essa preocupação em resolver os problemas não tire o seu foco de vender cada vez mais e melhor.

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